Deverá ser realizada utilizando sempre a viscosidade recomendada pela montadora do veículo respeitando o prazo estipulado no manual do proprietário independente da quilometragem do hodômetro. O óleo tem a função de lubrificação, refrigeração, limpeza e redução de atritos de todas as partes móveis do motor, realizando a troca de calor para evitar o desgaste desnecessário destes componentes.
Quando deve ser feito?
Desgaste irregular dos pneus. Ruídos indesejáveis. Descontrole do veículo.
Quando deve ser feito?
A cada troca de pneus e componentes da suspensão. Perda de estabilidade direcional. Se o veículo sofrer algum impacto no pneu, roda e suspensão. Desgaste acentuado no lado interno ou externo do pneu. A cada 7.000 Km.
Quando deve ser feito?
Ao primeiro sinal de vibração no volante. Sempre que forem substituídos pneus. Após a desmontagem-montagem do conjunto Roda-Pneu, para reparos. Junto ao rodizio dos pneus. A cada 5.000 Km.
O sistema de freio requer atenção especial. Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste pode comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio.
Eles são descartáveis, baratos e de fácil substituição, mas nem por isso deixam de ser importantes. Os filtros de ar, de óleo e de combustível são peças fundamentais para o funcionamento do motor do seu carro. Têm o papel de evitar a entrada de impurezas. Para quem usa carro com ar condicionado, há ainda o filtro específico do ar.